Empreendedorismo Feminino: uma análise de estudo de múltiplos casos no âmbito corporativo

Atualmente o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho vem se tornando uma questão com grande impacto social, em diversas áreas de estudo. Este artigo apresenta a evolução do mercado de trabalho e trajetória percorrida pelas mulheres para ingressarem em diferentes setores do mercado. O objetivo central deste estudo é apresentar uma comparação de estudos de casos múltiplos, com foco em diversas situações relacionadas ao processo de integração e desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Brasil. Aborda, também, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para conquistarem seu espaço no mercado. Para isso, optou-se por utilizar o método de pesquisa bibliográfica, baseado em informações presentes em livros, artigos científicos e revistas acadêmicas. A partir das informações encontradas, foi possível realizar uma pesquisa exploratória sobre empreendedorismo feminino, um importante assunto abordado nas mídias e no âmbito corporativo. Os resultados evidenciam que as mulheres, “travaram batalhas” para vencer as dificuldades encontradas e assim conquistaram o sonho de serem empreendedoras de sucesso. Outro importante resultado mostra que, em 2016, segundo a Pesquisa GEM, as mulheres se encontram à frente do gênero masculino, quando se trata de empreendedores que estão em fase inicial, apresentando 51,5% do total.

Autor:
Débora Orioli Tozetto
Camila Moreira Tomaz dos Santos
MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Monique Teixeira Crespo