Núcleo de Pesquisa da EAD UNITAU explora saberes e práticas da educação a distância

Educação, formação docente, inclusão, diversidade sociocultural, empreendedorismo, tecnologias e a lista continua. Esses são alguns dos temas trabalhados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação a Distância (NEPISPEAD), fundado em 2016 pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH), o grupo atua em frentes contemporâneas. “É um núcleo que nasceu para discutir as questões da EAD, os saberes e práticas que a gente constrói aqui dentro”, explica a Profa. Dra. Juliana Bussolotti, professora da EAD UNITAU e integrante do NEPISPEAD.

O grupo reúne pesquisadores de diversas áreas da EAD UNITAU, além de alunos da pós-graduação. “Gostaríamos de ter, também, alunos da graduação”, convida a pesquisadora. “O interessado pode entrar em contato pelo chat do site e explicar sua linha de pesquisa, então vamos indicar o pesquisador que pode orientá-lo no projeto”.

O site foi criado para a divulgação das pesquisas realizadas pelo núcleo, e o acervo já é bem grande. “São encontrados muitos artigos, capítulos e livros no site. Temos um livro produzido e organizado por mim e pela Profa. Dra. Patrícia Ortiz, nossa líder, que trabalha tecnologias e metodologias ativas”, conta. “Os artigos que temos foram publicados em grandes congressos, como o Congresso Internacional ABED, que a gente frequenta há muitos anos”.

A página mostra como a pesquisa e o ensino na EAD estão interligados. “Toda a prática docente na EAD está pautada em bastante leitura, estudo e pesquisa”, ressalta. “O material disponível no site comprova isso”.

Para conferir o trabalho do NEPISPEAD, acesse unitauead.com.br/web/grupo-pesquisa/.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU