Novembro Azul: a importância do diagnóstico precoce

Novembro Azul é um movimento mundial, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e as principais vítimas são homens a partir de 50 anos.

O Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, do curso de Medicina, da Universidade de Taubaté (UNITAU), respondeu algumas dúvidas sobre a importância da prevenção.

O que é o Câncer de Próstata?

A próstata é uma glândula masculina, que tem forma de noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Durante seu funcionamento, algumas células podem desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.

Como o exame é realizado?

Os procedimentos básicos para a identificação do câncer correspondem à dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma substância produzida pelo tecido prostático, e à realização do exame Digito da Próstata (toque retal). Se os exames apresentarem suspeitas, realiza-se uma biópsia, guiada por ultrassom transretal.

Quando devo procurar um médico?

Caso existam familiares com câncer de próstata antes dos 60 anos, deve-se consultar o médico aos 45 anos de idade; os demais, aos 50 anos.

Como se prevenir?

Para prevenir a doença, é importante adotar alguns métodos, tais como: fazer dietas livres de gordura animal, não fumar e praticar exercícios regularmente. Contudo, é importante ressaltar que a doença pode ter caráter familiar e também estar relacionada ao envelhecimento humano. Sendo assim, as avaliações anuais têm o objetivo de informar o diagnóstico precoce.

Nathália Sobral

Assessoria de Comunicação EPTS/UNITAU