Ilustrador peruano cursa Artes Visuais em busca de carreira acadêmica

Aos 19 anos, em Lima, no Peru, Ronald Ch. começou sua carreira de ilustrador, convidado a ilustrar uma série de livros sobre educação cristã para crianças. Hoje, com 38, em São José dos Campos/SP, no Brasil, ele é aluno de Artes Visuais da EAD UNITAU.

Mudança de carreira

Na época, o desenhista estava no início de uma carreira industrial e aceitou ser cartunista por meio período, até começar os estudos de desenho e pintura. “Anos mais tarde, deixei minha carreira industrial nos navios da Marinha do Peru para trabalhar como ilustrador em tempo integral para diferentes organizações e editoras cristãs da América Latina e da Europa”, relembra.

Experiências

Quase 20 anos depois do seu primeiro desenho, Ronald coleciona momentos marcantes e até prêmios. “Em uma recente viagem a La Paz, Bolívia, fui premiado com um troféu em reconhecimento da minha colaboração como ilustrador da revista infantil “Rescatados” da organização Mensaje de Paz”. Ele conta que a publicação alcançou mais de 28 países de Língua Espanhola e se orgulha pela presença da esposa e da filha na cerimônia.

Essa não é a única obra, no entanto, que ultrapassou as fronteiras do país. Suas obras atingem milhares de crianças no mundo todo, o que o faz se dedicar ainda mais. “Eu sinto que meus desenhos são um pedaço de mim que vão para esses lugares. Por isso, eu ponho meu coração em cada desenho, pensando nos rostos felizes dessas crianças”, explica. “E tudo isso graças à motivação que encontro em minha esposa e minha filhinha”, completa.

Artes Visuais na EAD UNITAU

Em abril de 2019, Ronald decidiu iniciar o curso para focar sua experiência profissional no ensino docente. Com dois meses de estudos, ele agradece pela oportunidade. “A Universidade me ajuda muito no meu crescimento profissional, desde o conteúdo de qualidade que estudo em cada disciplina, o apoio dos professores e tutores, até a boa atenção que recebo no Polo de São José dos Campos”.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU