EAD UNITAU propõe inovações para educação em primeiro evento na nova sede

Na última segunda-feira, 12, a EAD UNITAU promoveu sua primeira atividade na nova sede: uma palestra e um workshop do Programa de Formação Continuada (Profoco) da Universidade de Taubaté (UNITAU). Na ocasião, os professores das graduações presencial e a distância aprenderam e praticaram sobre metodologias ativas e modelos híbridos.

Palestra e workshop

O convidado especial foi o Prof. Dr. José Manuel Moran, educador, conferencista e mentor de projetos de transformação da educação básica e superior. “Metodologia ativa é um conjunto de caminhos que auxiliam no envolvimento de alunos e professores”, explica.  “O professor precisa entender essas metodologias e aplicá-las dentro de sala de aula”.

Na palestra, o docente da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou um tempo para os professores trocarem experiências e tirarem dúvidas sobre suas práticas na educação superior. Mais tarde, no worskhop, ele mostrou como as metodologias ativas podem ser aplicadas nas aulas.

Aluno-protagonista

O conteúdo das atividades se encaixa na proposta pedagógica e metodológica da EAD UNITAU. “Nosso propósito é oferecer possibilidades diversas para que o aluno tenha uma postura ativa em seu processo de aprendizagem”, pontua a Profa. Dra. Patrícia Ortiz, coordenadora geral da EAD. Nesse molde, a Instituição iniciou o projeto de cursos semipresenciais. “No segmento semipresencial, trabalhamos com técnicas de metodologias ativas, pois acreditamos em caminhos que apontam para o desenvolvimento de competências mais amplas”.

Nova sede

Para chegar ao objetivo com êxito, a EAD inovou na sede. O prédio tem história, já foi lar da Sociedade Taubateana do Comércio, da Pedagogia da UNITAU e da Academia Taubateana de Letras. Agora, acoplado a um centro de inovação e tecnologia, que será inaugurado em breve, o local conta com espaços de metodologias ativas, Fab Lab e salas multiuso.

A nova sede da EAD UNITAU fica na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 203, Centro – Taubaté/SP.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira