Projeto de extensão debate empreendedorismo e inovação em oficina

O projeto de extensão Comunidade aprendiz: trocando, aprendendo e empreendendo, da EAD UNITAU promoveu a 4ª Oficina de Empreendedorismo e Inovação. O evento, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) contou com a participação de diretores, professores, alunos e servidores Instituição.

Palestras

Na atividade, colaboradores do Sebrae, a convite do projeto, prepararam uma oficina para os participantes. “Eles fizeram duas falas: uma sobre o conceito de inovação e como se dá a inovação aqui na RMVale e outra sobre empreendedorismo, trabalho e o novo profissional”, conta a Profa. Dra. Juliana Bussolotti, coordenadora do projeto.

Depois, foi apresentado o mapeamento de inovação da UNITAU. “Começamos com professores, alunos e servidores, para entender como se dá o ecossistema de inovação e empreendedorismo na Universidade, a fim de visualizarmos as ações necessárias para desenvolvimento de propostas dentro da UNITAU”, explica a coordenadora.

Novas propostas

Ao final das apresentações, foi aberta uma discussão. “Tivemos algumas propostas interessantes. Também falamos sobre o nosso projeto, trabalharemos, no segundo semestre, com projetos de web conferências, oficinas e ateliês para debater empreendedorismo, comunicação, planos de negócio, economia criativa”, lista a professora. “Já estamos fazendo um levantamento sobre aqueles que gostariam de empreender”.

Organização

Entre os 65 presentes, destaca-se a colaboração de alunos voluntários, das alunas do Programa de Iniciação à Docência da Universidade de Taubaté (PID) Alessandra Calil e Daniela Façanha e das docentes Profa. Dra. Joana Ribeiro e Profa. Ma. Romária Pinheiro da Silva.

O projeto faz parte da Pró-reitoria de Extensão (Edital PREX 2019) e conta, ainda, com uma parceria com a Pró-reitoria Estudantil, que vai acolher, também, alunos ativos da graduação presencial.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU