Dedicação ao ensino e à Universidade

Foto: Mariana Souza/ACOM

A caminhada da Profa. Ma. Ângela Popovici Berbare, nova Pró-reitora de Graduação, na Universidade de Taubaté (UNITAU) começou quando ela foi aluna de especialização em Língua Portuguesa. “Senti a necessidade de procurar alguma coisa a mais para melhorar minhas aulas e trabalhar de uma maneira melhor com meus alunos. Por isso, procurei a UNITAU para ter essa especialização”, relembra. Na época, ela lecionava Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental.

Depois da especialização, foi a vez do Mestrado em Linguística Aplicada. Em 2003, após a conclusão do mestrado, buscou novos desafios e procurou lecionar no Ensino Superior. “Em nossa caminhada profissional, a gente sempre quer melhorar. Aqui dentro consegui realizar muitas coisas. Cheguei como aluna e me apaixonei pela Instituição,” comenta.

Já como parte do time de professores da UNITAU, a profa. Angela passou a se envolver em outras atividades. “Eu era professora e comecei a trabalhar no vestibular. Depois fui assessora na Pró-Reitoria Estudantil. Essas experiências me deram bagagem ao assumir a Pró-Reitoria Estudantil. Agora, estou também à frente da Pró-Reitoria de Graduação e da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica, a Copesa. Toda a trajetória que tive foi importante e me preparou para esse desafio”, afirma.

Ao assumir a nova função, Angela passa a lidar não só com os alunos, mas também com os professores. “Na PRE, o trabalho é diretamente com os alunos, na captação e na permanência desse aluno. Meu desafio agora é trabalhar junto com os professores, para melhorar ainda mais a qualidade de ensino”.

Sobre as expectativas para a nova gestão, a Pró-reitora se mostra otimista. “Estamos vindo com muita esperança. Essa é uma gestão que está conectada e pensando em ser melhor, no sentido de sermos melhores profissionais para termos uma Universidade melhor”, finaliza.

Nathalia Sobral
ACOM/UNITAU