Como se comportar nas redes sociais?

As redes sociais deixaram de ser apenas um meio de se comunicar e se relacionar com pessoas. Na era da interatividade e da conexão, muitas empresas monitoram perfis de candidatos e funcionários. A partir disso, é possível descobrir opiniões políticas, locais frequentados e estilo de vida.

Os perfis podem ser vitrines, mostrando qualidades que surpreendam e interessem aos empregadores. Entretanto, ao mesmo tempo, existem conteúdos que devem ser evitados, a fim de manter uma boa imagem.

É importante ponderar o teor de cada postagem e avaliar a rede na qual o conteúdo será compartilhado. Por isso, a Profa. Melissa Sabrina Salgado de Melo, docente de Recursos Humanos da EAD UNITAU, dá dicas:

  • Seja discreto: evite mensagens e fotos extravagantes, conteúdos que possam denegrir sua imagem.
  • Não fale mal do ex-chefe ou da empresa em que trabalhou: é uma atitude antiética e uma situação mal vista pelos recrutadores, demonstra ingratidão.
  • Ninguém precisa saber de tudo da sua vida: falar demais, mostrar demais e opinar demais, muitas vezes, disturba sua imagem.
  • Saiba diferenciar as redes sociais.

“Cuidado com suas atitudes, sua imagem diz muito de você. Precisamos de pessoas éticas, com princípios, valores e com competências diversas, porém coerentes nas atitudes”, finaliza a professora.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU