Como montar um bom currículo?

A palavra currículo vem do latim Curriculum vitae, que significa trajetória de vida. Isso significa que é necessário escrever nele tudo que o candidato já fez? O que é relevante e o que não é? Como o currículo pode ficar mais atraente? A Profa. Melissa Sabrina Salgado de Melo, docente de Gestão de Recursos Humanos da EAD UNITAU, tira essas dúvidas.

O que é o currículo?

Quase sempre um requisito de processos seletivos para vagas de emprego, é importante que todo profissional no mercado de trabalho tenha um currículo organizado e atualizado. “O currículo é um documento imprescindível para demostrar toda a trajetória profissional de um candidato”, ressalta a professora.

Como montar um bom currículo?

“É importante entender que o currículo é seu primeiro contato com quem está recrutando, por isso, deve despertar interesse. Ele deve ser verdadeiro, simples e eficiente”, explica. “Verdadeiro, pois deve conter informações autênticas e reais. Simples, porque muitos dados que não sejam coerentes à vaga pretendida podem não lhe ajudar a conquistá-la. Por fim, um currículo eficiente deve apresentar o profissional de forma direta e clara”.

Passo a passo

Conhecendo a importância e as propriedades de um currículo, é hora de montar o seu. Confira as dicas da professora Melissa.

  • Coloque primeiramente os seus dados pessoais: nome completo, endereço, telefone e e-mail. O endereço de e-mail também demonstra profissionalismo, então evite apelidos ou palavras que não demostrem seriedade.
  • Após, coloque o seu objetivo, ou seja, a área que deseja atuar. Sabemos que o desemprego é grande nos tempos atuais, por isso, se desejar e tiver experiência em diversas áreas, coloque uma área genérica. EX: atuar na área administrativa no setor industrial ou atuar no comércio varejista em setores de venda e administrativa.
  • Em seguida insira:
  1. Formação acadêmica;
  2. Cursos realizados;
  3. Experiência profissional: caso não tenha experiência profissional, mas já tenha trabalhado em projetos sociais, não deixe de colocar. Projetos sociais e atividades que envolvam pessoas, ações de responsabilidade social sempre são bem vistas pelos avaliadores. Demonstra que você é uma pessoa proativa e flexível;
  4. Por fim, coloque informações adicionais, como se possui habilitação, se pode trabalhar em horários variados e se tem disponibilidade para viagens e mudanças.

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU