Aluno de Educação Física analisa Base Nacional Comum Curricular em pesquisa

A paixão pelo movimento e pelas atividades físicas levaram Anderson Ferreira a procurar o curso de Educação Física na EAD UNITAU. Desenvolvendo o TCC, sua orientadora o apresentou ao Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, o Cited. Nessa edição, Anderson, do polo de São Bento do Sapucaí/SP, apresenta sua análise documental sobre a Base Nacional Comum Curricular.

O estudante acredita que todos podem gostar de se movimentar e praticar esportes, basta encontrar a modalidade adequada. “Se os alunos forem submetidos ao máximo de experiências corporais, eles irão encontrar aquela que mais os agrada, então irão se exercitar e isso transformará sua rotina de maneira positiva”, explica Anderson.

Após encaminhar sua proposta à coordenadora do curso, Profa. Ma. Roberta Vieira, ele recebeu a indicação da Profa. Esp. Monica Teruya para fazer a orientação do projeto. “Nós trocamos mensagens via plataforma, e-mails e Whatsapp, para amadurecer a ideia. Ela me enviou diversos documentos, artigos e textos para elaborar melhor o pensamento”, relembra. Com as delimitações definidas, começou o processo de escrita.

Durante as pesquisas, Anderson concluiu que a mudança pode ser complicada, mas, com estudo e criatividade, é possível alcançá-la. “Pretendo levar os conhecimentos adquiridos para as minhas práticas profissionais e mostrar aos alunos a beleza e a importância das atividades corporais”.

A ideia da inscrição partiu da Profa. Esp. Monica Teruya, por causa do desenvolvimento da pesquisa do aluno. “Fui pesquisar sobre o Cicted e achei que era uma experiência que deveria viver, para entender a metodologia aplicada no desenvolvimento dos trabalhos, uma troca valiosa de experiência”, conta Anderson.

Para conhecer a pesquisa de Anderson e de mais de 1,3 mil outros pesquisadores, faça uma visita ao VIII Cicted, sediado no Departamento de Gestão e Negócios da Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Marina Lima

Assessoria de Comunicação – EPTS/UNITAU