Licenciatura em Educação Especial

Apresentação

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de formar profissionais para atuar na educação básica e/ou em atividades de ensino não formal junto a pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou necessidades educacionais especiais, com conhecimento teórico e prático na perspectiva da educação inclusiva, favorecendo a atuação criativa, crítica, ética, interdisciplinar e comprometida com o desenvolvido das potencialidades das crianças e jovens, garantindo seus direitos e promovendo a sua participação social.

Este curso é oferecido na modalidade a distância, com provas presenciais uma vez ao mês, mediante agendamento, e também no formato “semipresencial”, com encontros semanais, realizados da seguinte forma:
1ª semana: Encontro interdisciplinar no formato de palestra ou mesa-redonda, abordando assuntos contemporâneos e de grande importância para a formação dos alunos dos cursos de Licenciatura e de Gestão e Negócios.
2ª semana: Encontro realizado por áreas, a fim de tratar assuntos mapeados a partir das principais dificuldades dos alunos frente aos conteúdos disciplinares.
3º semana: Encontro com caráter prático, por meio de oficinas, uso de laboratórios ou outras atividades que partem do princípio da experiência.
4ª semana: Avaliação presencial.
Os encontros das três primeiras semanas são realizados segundas ou quartas-feiras, das 19h às 21h, mediante agendamento preliminar do corpo docente.

Dados importantes

Mensalidade: Confira aqui
Duração do curso: 8 semestres.
Tipo de curso: Licenciatura
Coordenador: Profa. Ma. Eliana de Cassia Vieira de Carvalho Salgado
Modalidade: EAD ou Semipresencial

INSCREVA-SE

Por que cursar Licenciatura em Educação Especial na EAD UNITAU?

A EAD UNITAU possibilitará ao aluno que:

  • Conheça as especificidades do público alvo da Educação Especial;
  • Desenvolva habilidades para acompanhar o desenvolvimento integral dos alunos que demandam atendimento educacional especializado nos ambientes educativos formais e não formais;
  • Compreenda as possibilidades das Tecnologias Assistiva como recurso que favorece a prática educativa inclusiva;
  • Aprimore a sensibilidade, a criatividade e a iniciativa através do contato direto com a diversidade e as dificuldades educacionais;
  • Sugira e participe de projetos de cunho educacional que supere a invisibilidade dos sujeitos na sociedade.      


Atuação profissional

O campo de trabalho deste profissional é amplo, podendo atuar tanto na educação formal quanto na não formal. No âmbito da educação formal, o professor licenciado poderá atuar nos núcleos de apoio especializado, centros de Atendimento Educacional Especializado, salas de recursos multifuncionais, além de compor equipes multidisciplinares. No âmbito da educação não-formal, poderá desenvolver atividades pedagógicas em instituições com abordagem social, explorando recursos e tecnologias assistiva, de apoio ao enfrentamento das dificuldades oriundas de alguma deficiência, atuando consciente de seu papel na formação de cidadãos; estimular a autonomia, a criatividade, o enfrentamento das barreiras sociais, comunicacionais e educacionais, objetivando o aprimoramento da percepção dos diversos atores sociais.


Polos


Disciplinas

DISCIPLINAS

CH

Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica

80

Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Procedimentos

60

Avaliação Educacional e os Indicadores Institucionais do Desempenho Escolar

60

Direitos e Acessibilidade para Pessoa com Deficiência

80

Docência e Pesquisa em Educação Especial

60

Educação Ambiental para a Sustentabilidade

80

Educação de Jovens e Adultos para Pessoas com Deficiência

80

Educação Física, o Esporte e o Movimento numa Proposta Inclusiva

80

Educação Matemática para Deficiências Sensoriais

90

Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

80

Educação, Juventude e Sociedade

60

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Altas Habilidades/Superdotação

80

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Auditiva

80

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física

80

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Intelectual

80

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual

80

Enfoques Teóricos e Metodológicos do Atendimento Educacional Especializado: Transtorno Global do Desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista

80

Escola e Currículo

80

Estudos da Língua Portuguesa

60

Estudos de Matemática

60

Ferramentas de Apropriação da Leitura e Escrita para Deficientes Sensoriais

90

Fundamentos da Didática

80

Fundamentos das Ideias e Práticas Pedagógicas

80

Fundamentos Históricos da Educação Especial

80

Gestão de Sala de Aula

80

Gestão Escolar e o Projeto Político-Pedagógico

80

Língua Brasileira de Sinais – Libras

80

Metodologias de Ensino em Educação Especial

80

O Ensino de Arte para a Educação Inclusiva

80

Optativa I*

60

Optativa II*

60

Políticas Públicas Educacionais e Profissão Docente

80

Princípios Teóricos e Práticos da Audiodescrição na Escola

80

Projetos Interdisciplinares em Educação Especial

80

Tecnologia Assistiva

80

Tecnologias da Informação e Comunicação nas Práticas Educativas

60


Disciplinas Optativas

  • Afetividade, Sexualidade e Deficiência
  • Deficiência, Família e Sociedade
  • Linguagens Culturais, Artísticas e Corporais
  • Psicomotricidade na Educação Infantil


Componentes Curriculares

  • Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento – ATPA   200H
  • Estágio Supervisionado – 400H
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 60H

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